top of page

Problemas para RENOVAR a CNH? Pode ser a VISÃO!

  • Foto do escritor: Paulo Mafra
    Paulo Mafra
  • 20 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura


A OMS (Organização Mundial da Saúde) já considera como um problema global de segurança e saúde pública algo que talvez você nem imagine: acidentes de trânsitos. No Brasil o número de mortes por acidentes vem crescendo continuamente, esses dados vêm de relatórios do DPVAT, seguro social que cobre acidentes no país, nos primeiros 5 meses do ano foram mais de 100 pessoas/dia (em média).

Uma das grandes causas tem sido relacionada a visão dos condutores, o uso de óculos desatualizados é um dos fatores que contribui com este crescimento.

Grande parte dos brasileiros, infelizmente, só faz exames uma vez ao ano e mesmo assim este mesmo número de pessoas não mantem os exames de rotina e troca de óculos/lente de contato em sua lista, o problema é que muitos problemas relacionados a visão vão se agravando com o tempo de maneira gradual sendo assim as mudanças não são perceptivas aos condutores.

“Por isso pessoas que enxergam mais próximas do limítrofe tem mais chances de serem reprovadas na renovação da CNH” – diz o especialista e perito em medicina Leôncio Queiroz. As dificuldades para enxergar podem causar até 3x mais acidentes de transito, “Um motorista que enxerga 100% e trafega em uma estrada a 90 km/hora tem 3,2 segundos para processar as informações de uma placa de sinalização. Para quem enxerga 66% a leitura tem de ser feita em 2,5 segundos e com 50% de acuidade visual o tempo de leitura cai para 1,6 segundos”, exemplifica.

Os sinais de que já está na hora de consultar um oftalmologista são: não ter o tempo suficiente para ler algumas placas do trajeto; apertar os olhos para ler; sentir desconforto na claridade; dificuldade para acompanhar palestras ou as legendas de um filme; dor de cabeça, geralmente no final do dia, depois de longo tempo de esforço visual.


Independente destes sinais, até 40 anos o médico recomenda um exame oftalmológico a cada 18 ou 24 meses. A partir dessa idade, surge a presbiopia e o risco de outras doenças oculares. Por isso a consulta deve ser anual.


 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
bottom of page